Novo líder dos conservadores britânicos anunciado no dia 2

Novo líder dos conservadores britânicos anunciado no dia 2


Kemi Badenoch e Robert Jenrick são os dois últimos resistentes. Um deles será o próximo líder da oposição britânica num período difícil para o partido e para o país


O sucessor do ex-primeiro-ministro Rishi Sunak na liderança do Partido Conservador, derrotado nas eleições legislativas britânicas de 4 de julho, será anunciado em 2 de novembro. Após quase catorze anos à frente dos destinos do país, os conservadores sofreram uma derrota pesada nas eleições deste ano, que garantiram uma maioria absoluta aos trabalhistas (Labour) liderados por Keir Starmer.

A eleição do novo líder da oposição desdobrou-se me oito fases, começando pela abertura e encerramento das nomeações entre 24 e 19 de julho, passando pela campanha que durou todo o mês de agosto. 

No início de setembro, os seis candidatos iniciais, que necessitaram de pelo menos dez votos dos deputados para garantir o estatuto de candidato, ficaram reduzidos a apenas quatro, que posteriormente se apresentaram à Conferência do partido. Nos dias 8 e 9 de outubro, os deputados votaram novamente e sobraram apenas dois candidatos, Kemi Badenoch e Robert Jenrick, que disputam a eleição até ao dia 31 de outubro, dia do fecho das urnas.

O sucessor do ex-primeiro ministro Sunak, que se tornará líder da oposição num tempo difícil tanto para os conservadores como para o Reino Unido, será anunciado no próximo dia dois de novembro, e a esperança dos tories é que possa ser o próximo inquilino do número 10 de Downing Street.