Aumento das compras online por impulso 

Aumento das compras online por impulso 


O estudo destaca que os portugueses “são bastante conscientes ao fazer compras na Internet”


Quatro em cada dez portugueses admitem fazer atualmente mais compras ‘online’ por impulso do que há dois anos. Esta tendência é ainda “ainda mais pronunciada” entre os adolescentes e jovens adultos. 

Um estudo divulgado esta sexta-feira pela Intrum aponta que “as redes sociais e a conveniência das compras online podem estar a contribuir para o aumento das compras impulsivas”.

As conclusões foram divulgadas na data em que se celebra o Dia das Compras na ‘Net’, numa iniciativa da Associação da Economia Digital (ACEPI), a Intrum dá conta que o seu mais recente “European Consumer Payment Report” (ECPR), a divulgar na íntegra em novembro. 

A análise destaca que, “por exemplo, 40% dos portugueses que participaram no ECPR revelam que fizeram compras por impulso após terem visto anúncios de produtos ou serviços nas redes sociais”. 

Segundo o estudo, 43% dos portugueses admitem fazer atualmente mais compras online por impulso do que há dois anos. A tendência é “ainda mais pronunciada entre adolescentes e jovens adultos, especialmente os da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010)”.

Nesta faixa etária, 62% dos inquiridos afirmam que atualmente compram mais produtos e serviços ‘online’ do que em 2022. Já entre os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), 48% também afirmaram que agora fazem mais compras ‘online’ do que há dois anos.

Ainda assim, o estudo destaca que os portugueses “são bastante conscientes ao fazer compras na Internet”. Apenas 28% dos inquiridos a concordar que a conveniência das compras online ou nas redes sociais os leva, com frequência, a gastar mais dinheiro do que o que podem pagar e 61% a considerar que essa facilidade não é um fator que os leve ao endividamento.