A 38.ª edição da Baja Portalegre 500 contou com 383 equipas inscritas – um número sem paralelo noutras provas – e foi totalmente dominada pelos pilotos portugueses.
A chuva intensa que caiu nos últimos dias deixou os estradões de terra bastante enlameados e muito exigentes em termos de condução. Os pilotos de automóveis fizeram um percurso com 597 km cronometrados, divididos em três setores seletivos, já os pilotos de motos, quads e SSV percorreram 519 km. Os carros da classe Challenger menos potentes e mais leves foram extremamente eficazes perante as potentes máquinas T1 e dominaram a prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal, com oito carros dessa categoria no top 10.
Depois de dois dias de intensa competição nos estradões de terra do Alto Alentejo e Ribatejo, Miguel Barbosa venceu com o “aranhiço” Taurus T3 Max. Foi também o primeiro piloto a ganhar uma prova da Taça do Mundo FIA de Bajas com um veículo que nasceu para atividades de lazer. “Melhor era impossível. Vencemos e fizemos uma boa prova. Parabéns a toda a equipa e ao Paulo (Fiúza), que fez um trabalho fantástico. É a quarta vitória numa prova muito especial”, referiu o vencedor. João Ferreira terminou na 5.ª posição e foi o primeiro dos T1+ com o Min1 JCW T1 Plus. Um furo e problemas técnicos impediram o piloto de lutar pela vitória.
João Ferreira
Com apenas 24 anos, Martim Ventura (Husqvarna) venceu a Baja Portalegre 500 “ganhar aqui, depois de ter começado na Mini Baja com 11 anos, e ser campeão nacional é um sonho de criança. Dedico esta vitória ao meu pai e ao Pinhel, pessoas que perdi, mas que foram importantíssimas na minha vida e na minha carreira”, afirmou o jovem piloto.
Martim Ventura
Destaque ainda para os sucessos de Hélder Rodrigues (SSV), Luís Fernandes (Quads), Ricardo Silva (Promoção & Hobby) e Bernardo Caiado (Mini Baja) nas respetivas categorias.
Hélder Rodrigues