Duas pinturas de Paula Rego em destaque em Downing Street

Duas pinturas de Paula Rego em destaque em Downing Street


As duas telas fizeram parte das fotografias dos encontros de Starmer com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte


Duas obras da pintora portuguesa Paula Rego foram recentemente penduradas numa das salas da residência oficial do primeiro-ministro britânico Downing Street, Londres. Esta é a sala usada por Keir Starmer para receber líderes internacionais.

As duas telas fizeram parte das fotografias dos encontros de Starmer com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, na quinta-feira, em Londres.

Propriedade da Coleção de Arte do Governo britânico, as telas “Study for Crivelli’s Garden” e “Study for Crivelli’s Garden (The Visitation)” foram produzidas entre 1990 e 1991, durante uma residência artística de Paula Rego no museu National Gallery.

Ambas fazem parte de uma série de estudos para o mural de 10 metros de largura “O Jardim de Crivelli”, encomendado para uma parede do restaurante da ala moderna da instituição. O mural foi inspirado pelo retábulo “La Madonna della Rondine”, elaborado no século XV por Carlo Crivelli.

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, as duas obras substituíram retratos da rainha Isabel I (1533-1603) e do explorador Sir Walter Raleigh (1552-1618). “A mudança de obras de arte foi planeada há muito tempo, desde antes das eleições, e foi programada para assinalar os 125 anos da Coleção de Arte do Governo”, indicou um porta-voz do primeiro-ministro, citado pela agência Lusa.

A Coleção de Arte do Governo britânico possui mais de 15 mil obras de arte desde o século XVI até à atualidade, sendo usada para “promover a arte, história e cultura britânica por todo o mundo”. Três outras gravuras de Paula Rego fazem parte da coleção.