Está aí o Outono e com ele toda uma nova dinâmica na forma como nos comportamos diariamente. A influência da meteorologia mas sobretudo a chuva mais do que o binómio frio/calor empresta-nos ofertas bem diferentes no Verão e no Inverno. Esse é um fator decisivo para o que podemos ou não fazer em determinadas alturas do ano mas que ainda assim não nos impede de sermos ativos e de conseguimos colocar o nosso interesse pela cultura e pelo entretenimento de parte. Na “minha” Lisboa pelo menos a programação mantém-se bem equilibrada e para todos os gostos. Muito por força de grandes instituições como é o caso do CCB, do MAAT e da Fundação Gulbenkian mas também com o aparecimento de cada vez mais produtoras independentes que têm ganho um espaço cada vez maior nas escolhas. Por falar em MAAT ainda no passado fim de semana (mais precisamente nos dias 4,5 e 6) celebraram o seu 8º aniversário repleto de actividades onde a música teve palco principal com a atuação de um dos coletivos de djs mais icónicos dos nossos tempos. Falo dos Groove Armada. No mês passado reabriu também o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian um espaço artístico que vale a pena visitar.
Mas falemos então do futuro e o futuro pode fazer-se na rua ou no sofá. Comecemos então pelo mais confortável. A plataforma de Streaming HBO traz-nos uma série perfeita para esta altura, basta trocar os gelados pelas castanhas assadas e prometo-lhe que ficará agarrado à televisão até ao terceiro episódio (todos os domingos sairá um até um total de oito). The Penguin é uma mini-série baseada na famosa personagem o Pinguim e é no fundo um spin-off do filme The Batman (2022) que explora a ascensão de Oswald “Oz” Cobb no submundo do crime em Gotham City. Este autêntico sucesso vai beber muito do que são as relações da máfia seja no Padrinho ou nos Sopranos e a mim já me conquistou por completo. Ainda na categoria sofá deixo mais duas sugestões. A Very Royal Scandal uma obra histórica que relata a jornada de Emily Maitlis, jornalista do Newsnight até à sua entrevista com o Príncipe Andrew e tudo o que essa desastrosa atuação precipitou. No desporto a Netflix traz-nos o documentário da estrela mundial Di Maria, com a maravilhosa coincidência de o termos a representar o Benfica o que acaba por dar um duplo interesse à vida de um jogador que veio do fundo e precisou de provar constantemente todo o seu valor.
Na categoria de rua são muitas as ofertas e como não posso ir a todas vou tentar deixar três ofertas que para o meu gosto pessoal caem que nem ginjinha como dizemos por cá mas que são suficientemente ecléticas para que goste de pelo menos uma. Começo por uma das minhas bandas preferidas e do concerto que vão dar em Portugal. Os melancólicos “Cigarretes After Sex” atuam dia 21 de Novembro na MEO Arena e será uma excelente oportunidade para se conectar com a “essência emocional e poética” do grupo norte-americano. Ainda nos concertos L’Imperatrice no Sala Lav 3, um espetáculo único dia 2 de Novembro em que o pop francês e o nu-disco invadem a capital do nosso país. Para finalizar, a música eletrónica. Dia 16 de Novembro um dos maiores eventos mundiais de música regressa a Lisboa. Definitivamente a não perder!