O presidente ucraniano visitou esta sexta-feira a região de Sumy, na fronteira com a Rússia. Volodymyr Zelensky encontrou-se com soldados que participam, do outro lado da fronteira, na ofensiva desencadeada por Kiev desde agosto na região russa de Kursk.
“Hoje comecei a minha viagem à região de Sumy com um encontro com os nossos soldados, os que estão a lutar na região de Kursk para defender as nossas regiões fronteiriças e todo o país”, escreveu Zelensky na rede social Telegram.
Sumy fica a cerca de 32 quilómetros da região russa de Kursk, onde as tropas ucranianas estão estacionadas desde 06 de agosto. Zelensky já visitou a região várias vezes desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.
“Agradeço a todos os comandantes, oficiais e soldados pela operação em Kursk, que ajudou-nos muito a motivar aqueles que nos fornecem pacotes de ajuda militar”, afirmou Zelensky.
Durante a visita, o presidente ucraniano recebeu informações do comandante da 82.ª brigada sobre os desenvolvimentos no terreno e condecorou vários soldados.
Depois, participou numa reunião com alguns dos principais líderes militares, na qual foram discutidas duas questões-chave relacionadas com a região de Sumy que, segundo Zelensky, são a defesa aérea e o setor da energia.