Américo Aguiar defende aulas de Educação Moral e Religiosa

Américo Aguiar defende aulas de Educação Moral e Religiosa


“A aula de EMRC é prioritária para irmos ao encontro dos jovens, de cada jovem nas nossas comunidades”


O cardeal Américo Aguiar defendeu esta quarta-feira a necessidade de “reconquista” das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). O bispo de Setúbal considera que estas aulas são uma prioridade para a Igreja ir ao encontro dos jovens.

Numa mensagem divulgada hoje a partir de Roma, onde participa na Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que decorre até 27 de outubro, Américo Aguiar sublinha que este é o momento de “recolocar no coração de todos a importância, a urgência da inscrição na disciplina, na cadeira de EMRC”.

 “A aula de EMRC é prioritária para irmos ao encontro dos jovens, de cada jovem nas nossas comunidades”, escreveu Américo Aguiar, citado pela agência Lusa. 

O bispo lembrou que, “no passado, os sacerdotes, os clérigos, deixaram de ser professores de EMRC”, mas atualmente, “a correspondência, a possibilidade, a disponibilidade de leigos e leigas para lecionarem esta disciplina não é suficiente para corresponder aos pedidos que existem”.

Este facto levou a que, na sua diocese, tivesse sido feito “um esforço suplementar de modo que nenhum aluno ficasse sem professor de EMRC”, tendo sido pedido a alguns clérigos que vão lecionar aulas de EMRC, “para que nenhum aluno, absolutamente nenhum aluno, nenhuma escola, fique sem professor”.