PIB. Crescimento de 1,5% da economia no 2.º trimestre

PIB. Crescimento de 1,5% da economia no 2.º trimestre


Dados do INE apontam para taxa idêntica à verificada no trimestre precedente.


O Produto Interno Bruto (PIB), em volume, registou uma variação homóloga de 1,5% no 2º trimestre de 2024, taxa idêntica à verificada no trimestre precedente. 

“O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou no 2º trimestre, verificando-se uma aceleração do investimento e do consumo privado. O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi negativo, após ter sido positivo nos dois trimestres anteriores, tendo as importações de bens e serviços acelerado de forma mais acentuada que as exportações de bens e serviços”, revelam os dados do INE. 

Comparando com o 1º trimestre de 2024, o PIB aumentou 0,1% em volume (0,8% no trimestre anterior). O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB passou a positivo no 2º trimestre, observando se um crescimento do investimento e uma desaceleração do consumo privado. O contributo da procura externa líquida passou de positivo, no trimestre anterior, para negativo, refletindo o crescimento das importações de bens e serviços (que tinham diminuído no período anterior), enquanto as exportações de bens e serviços desaceleraram.