Aluno da Dance Spot – Conservatório de Dança recebe prémio Território/ Fundação Millennium BCP

Aluno da Dance Spot – Conservatório de Dança recebe prémio Território/ Fundação Millennium BCP


Este prémio, atribuído pela primeira vez, traduz-se num apoio à participação num estágio com a duração de duas semanas na prestigiada Companhia de Dança Contemporânea Holandesa – NDT 2


O bailarino Tomás Correia venceu, na quarta-feira, o prémio Território/ Fundação Millenium BCP, no âmbito do programa Território VII dos Estúdios Victor Córdon, como forma de incentivo ao início da sua carreira.

O aluno da escola Dance Spot – Conservatório de Dança terá assim apoio na participação num estágio, que terá a duração de duas semanas, na prestigiada Companhia de Dança Contemporânea Holandesa – NDT 2.

A Dance Spot – Conservatório de Dança explica, em comunicado, que este programa dos Estúdios Victor Córdon é “dedicado a jovens bailarinos com idade compreendida entre os 14 e os 18 anos, provenientes de escolas de dança de todo o país” e acolhe, anualmente “coreógrafos de relevância internacional que partilham as suas obras e processos de criação com o grupo de 12 jovens selecionados em cada edição”.

Este é a terceira vez consecutiva que a escola esteve representada no programa e este ano coube aos alunos Tomás Correia (18 anos) e Madalena Leal (18 anos), que ao longo de um mês trabalharam com o “consagrado coreógrafo britânico-bangladechiano Akram Khan e ainda com o coreógrafo norte-americano em ascensão Jermaine Spivey”.

Tomás Correia é “um autodidata de Ponte de Sor” que se “de malas e bagagens para Lisboa” para perseguir o seu “sonho”.

Atualmente frequenta o Ensino Secundário em Dança em regime articulado na Dance Spot – Conservatório de Dança, que lhe atribuiu uma Bolsa de Talento há já dois anos.

Na escola teve até agora a oportunidade de trabalhar com influentes nomes da dança em Portugal, como Patrícia Henriques, Teresa Alves da Silva, Isabel Galriça, entre outros.

Ao longo do seu “curto” percurso escolar em Dança, Tomás já conseguiu arrecadar vários pódios em concursos nacionais e internacionais de dança, como o Dançarte (3ºLugar Solistas Masculinos), Concurso Nacional de Dança (1ºLugar Solista e Campeão Nacional) e Dance World Cup. Foi ainda convidado a participar no Got Talent Portugal na edição 2024.