A Turquia bloqueou, esta sexta-feira, o acesso ao Instragram, sem dar qualquer justificação. Esta decisão surge depois de o diretor de comunicação da Presidência turca, Fahrettin Altun, ter criticado a rede-social de censurar conteúdos.
Muitos utilizadores, residentes na Turquia, divulgaram, na rede social X, várias dificuldades em aceder ao Instagram. Algo que também veio a ser constatado por jornalistas da agência de notícias France-Presse.
A Autoridade Turca para as Tecnologias de Informação e Comunicação (BTK), publicou, esta sexta-feira, uma nota, no seu site ‘online’, que dava conta que o “instagram.com foi bloqueado por decisão datada de 02/08/2024”, sem adiantar pormenores.
Na passada quarta-feira, Fahrettin Altun tinha deixado duras críticas à plataforma, defendendo que esta “impede as pessoas de publicarem mensagens de condolências pelo martírio de [Ismail] Haniyeh, líder do [Movimento de Resistência Islâmica] Hamas”.
“Esta é uma tentativa muito clara e óbvia de censura”, denunciou o responsável na X.
Haniyeh foi morto na quarta-feira em Teerão, num ataque atribuído pelo Irão e pelo Hamas, entre outros, a Israel, que até agora não fez qualquer comentário.