O cantor Tony Carreira foi condecorado, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, na embaixada de Portugal em Paris, com o grau de Comendador da Ordem do Infante.
“Esta condecoração vai buscar alguém que foi, na sua altura e para sempre, um símbolo da projeção universal de Portugal, para aplicar a quem é um símbolo dessa ligação aos portugueses que estão espalhados por todo o mundo”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.
“Mesmo que não tivesse o percurso que teve, bastava essa sua presença, solidariedade e comunhão com essas famílias portuguesas para merecer esta distinção”, acrescentou o chefe de Estado.
Após a condecoração, Tony Carreira agradeceu ao embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, ao Presidente da República e aos portugueses.
“Já estou numa idade avançada e num dia em que eu já não esteja cá fisicamente eu quero acreditar que são mais importantes as ações e as coisas que eu fiz por cá do que a própria música”, disse o cantor, que começou a carreira em França, para onde emigrou há cerca de 50 anos.