Sintra na rota da porcelana

Sintra na rota da porcelana


O acervo foi reunido ao longo de décadas pelo engenheiro e empresário da área da construção Renato de Albuquerque.


Longe do trânsito e do bulício da capital – mas não demasiado longe –, está a nascer numa quinta histórica do concelho de Sintra um novo espaço de exposição, a Albuquerque Foundation, dedicado a albergar uma das mais importantes coleções particulares de porcelana chinesa de exportação na Europa.

O acervo foi reunido ao longo de décadas pelo engenheiro e empresário da área da construção Renato de Albuquerque, conhecido por desenvolver projetos como Alphaville, no Brasil, e a Quinta da Beloura ou a Quinta Patino em Portugal.

Agora, a casa do Linhó onde o empresário costumava passar férias com a família está a ser adaptada e dotada de novos espaços e equipamentos para receber as delicadas obras de arte. «Queríamos uma forma diferente de mostrar porcelana», revelou Mariana Teixeira de Carvalho, presidente do Conselho de Administração e neta do patriarca. «A porcelana tradicional, antiga, é em geral mostrada num ambiente escuro, com luz pontual. Isso é um lugar-comum. Aqui, a ideia é criar um ambiente que também trouxesse um pouco do que o lugar tem a oferecer», explicou. E o lugar tem a oferecer um belo jardim, ainda em fase de preparação.

Do lado oposto da propriedade foi construído um centro de arte contemporânea, que será inaugurado com uma exposição de Theaster Gates, um dos mais influentes artistas norte-americanos da atualidade. A abertura ao público da Albuquerque Foundation está agendada para fevereiro de 2025.