Doja Cat. Sete vidas na música

Doja Cat. Sete vidas na música


No último dia do festival Rock in Rio, a rapper norte-americana Doja Cat será a cabeça de cartaz. É a estreia em Portugal da artista conhecida pela fusão de vários estilos musicais, com destaque para o rap, R&B e pop.


Doja Cat (28 anos) é o nome artístico de Amala Ratna Zandile Dlamini. O seu pai é ator e dançarino sul-africano, e a sua mãe pintora judia norte-americana. Amala nunca manteve uma relação com o pai, tendo sido a mãe quem a inspirou a seguir o rumo artístico, inscrevendo-a em escolas de artes performativas. Durante a infância, viveu numa comuna em Agoura Hills, onde praticou o hinduísmo por quatro anos.

O seu primeiro álbum, Purrr!, contém influências dessa cultura.

O nome artístico da cantora vem do seu interesse por Marijuana. Doja é uma estirpe da droga, que também tem uma sonoridade de nome feminino e Cat foi um acréscimo que a cantora fez por gostar muito de gatos. Quem segue a artista desde o início faz a ligação entre o nome e a persona que daí nasceu, uma viciada em marijuana que usava olheiras de gato. Essa personagem foi, contudo, largada há muito tempo pela artista, que já não se identifica com ela.

Embora tenha assinado um contrato com uma editora discográfica em 2014, só em 2018 é que Doja Cat teve um boom na carreira, após o lançamento do seu single Mooo!, que se tornou um meme viral na internet. A partir daí, só ganhou mais popularidade e reconhecimento pela sua música, lançando inúmeros hits, como Say So, Like That, e Woman.

A personalidade de Doja Cat é o que a distingue de outros artistas contemporâneos. Sempre foi genuína e descontraída, mas também crítica, sobretudo da indústria musical e do culto às celebridades.

As polémicas e a vida artística da cantora andam, aliás, de mãos dadas. E a rapper não poupa os seus próprios fãs. Os seus apoiantes, que se apelidaram de kittens (gatinhos, em homenagem à cantora), foram criticados pela artista. «Se tens este nome na tua conta [kittens], apaga-a e pensa na tua vida novamente: arranja um trabalho e ajuda os teus pais em casa», dizia no ano passado. Outra das frases mais marcantes foi dirigida ao seu grupo de apoiantes pela mesma altura: «eu não vos amo porque não vos conheço».

O seu recente sucesso foi com o single Paint the Town Red, que ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100, e permaneceu no topo da Billboard Global Chart durante quatro semanas. A canção também atingiu o primeiro lugar na tabela Top 50 – USA do Spotify. O single aparece no novo álbum, Scarlet 2 CLAUDE, que está a ser igualmente bem recebido pelo público e contém outros hits, como Agora Hills e Attention.