Dinamarca e Eslovénia qualificaram-se esta terça-feira para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024. O apuramento surge depois de uma terceira jornada do Grupo C que terminou com duas igualdades a zero.
Os dinamarqueses, que ficaram em segundo e vão defrontar a anfitriã Alemanha, empataram a zero com a Sérvia, eliminada no último lugar. Já os eslovenos empataram a já apurada Inglaterra, vencedora do agrupamento.
A Inglaterra somou cinco pontos, contra três da Dinamarca e da Eslovénia, e dois da Sérvia, que se despede na primeira participação pós-Jugoslávia.
Com o empate total entre Eslovénia e Dinamarca, prevaleceu para os nórdicos o melhor ranking na Liga das Nações 2022/23, o derradeiro critério de desempate.
Nos ‘oitavos’, Dinamarca e Eslovénia juntam-se a Alemanha, Suíça, Espanha, Itália, Inglaterra, Países Baixos, França, Áustria e Portugal.
Para além do confronto entre dinamarqueses e alemães, está também já decidido o confronto entre Suíça e Itália na fase a eliminar. Portugal defrontará, dependendo da combinação de resultados na jornada de amanhã, ou a Hungria ou a Eslovénia.