Festas de divórcio. Quando a separação é motivo de celebração

Festas de divórcio. Quando a separação é motivo de celebração


Apesar dos divórcios serem quase sempre processos complicados, são cada vez mais as pessoas que desejam festejá-los. Desde mulheres que utilizam o dinheiro do marido para se divertirem com as amigas, até aos casais que ficaram amigos depois da separação. Em Portugal, já existem empresas que proporcionam estes momentos.


Por norma, as separações vêm acompanhadas de muita tristeza e angústia. Independentemente da idade ou do tempo que dura uma relação, o término acaba, na maior parte das vezes, por ser sempre um novo “virar de página” que pode acarretar várias mudanças, tanto exteriores como interiores. Deixamos de ser o que éramos em par para redescobrirmos o que somos sozinhos. Pode não ser tarefa fácil, no entanto – e tal como dito muitas vezes em vários contextos –, o tempo ajuda sempre e as feridas acabam por sarar. Os dias de escuridão vão, com o passar do tempo, tornando-se cada vez mais claros. Saímos para beber umas cervejas com os amigos, para dançar e libertar energia. Damos passeios, lemos um livro, visitamos um museu, planeamos uma viagem, descarregamos uma aplicação de encontros… São várias as técnicas que nos afastam desse lugar de dor. No entanto, há pessoas que fazem questão de celebrar essa mudança. Para quem, a separação não foi um problema, mas sim um alívio. Ou então, por outro lado, pessoas que mantiveram a amizade e que, com um grande fair play, decidem marcar essa viragem na relação com uma comemoração.

Para a escritora e terapeuta britânica Christine Gallagher, autora do livro Divorce party planner – How to throw a divorce or breakup party, em português, Manual da festa do divórcio – Como realizar uma festa de divórcio ou separação, estas celebrações são “um rito necessário para enfrentar o período pós-divórcio de cabeça erguida”. “O ritual é essencial ao ser humano. As pessoas podem se sentir estigmatizadas quando se divorciam. E a festa é uma forma de mostrar que continuam a ser amadas e apreciadas, que os amigos ainda estão com elas nessa grande mudança das suas vidas”, defende.

Em Portugal, por mais que ainda não se ouça falar muito, já existem empresas acreditadas para proporcionar estas festas. No entanto, no Brasil, Reino Unido, EUA e mesmo em Espanha, parece que está a virar moda.

Festa milionária Em fevereiro, a história de uma mulher britânica que decidiu celebrar a sua recente separação com uma festa de divórcio tornou-se nas redes sociais, porque para surpresa do ex-marido, foi ele quem arcou com a extravagante despesa de perto de 250 mil euros. A recém-divorciada, que não teve a sua identidade revelada, terá usado o “dinheiro do seu primeiro cheque de pensão alimentícia” para pagar o evento. Foram convidadas 20 amigas para a festa que ocorreu em Málaga, Espanha, intitulada “Assassinato Mistério”. De acordo com o jornal Metro, as convidadas desfrutaram de uma sessão de fotos, um espetáculo privado de tango e um bolo extravagante no valor de 20 mil euros. Além disso, cada amiga recebeu uma bolsa com vários presentes. De acordo com a mesma publicação, o valor total de cada um atingiu os 10 mil euros. O evento foi organizado pela empresa DM Promotions que já produziu festas para celebridades como Rihanna.

Uma separação amigável

Mas nem toda a gente tem de gastar milhares e, tal como acima referido, nem todos os casais ficam de costas voltadas. Em junho do ano passado, um casal de Fortaleza, no Ceará, divorciou-se após seis anos juntos. Em vez de discutirem ou cortarem relações, o “ex-casal” decidiu inovar fazendo uma festa para comemorar o divórcio. O fotógrafo Iury Maia e a secretária Bárbara Benjamin viveram uma história de amor de 2012 a 2018. Segundo os mesmos, a relação chegou ao fim por “desgaste”.

Num vídeo publicado no perfil do Instagram, o fotógrafo Iury e Bárbara aparecem sorridentes a celebrar a oficialização do divórcio que demorou meses. O fotógrafo diz com um grande sorriso no rosto: “Saiu a certidão oficial do divórcio. Finalmente estou liberto do mal da minha vida. Em nome do senhor Jesus”. Ao lado, a ex-mulher ri-se. Na mesma publicação, Iury anunciou que iria haver uma festa para comemorar o divórcio. O evento, que se realizou num bar de Fortaleza, contou com um churrasco, muitas bebidas e até um bolo. Apesar do divórcio, o casal aparenta, por isso, ter uma boa relação. Num outro vídeo, Iury mostra a ex-esposa a andar num cemitério e, pede, em tom de brincadeira, que Deus o proteja da “magia” da ex-companheira.

‘Miss divorciada’

 Há um mês, também a história de Caroline Gracia Ramos ficou conhecida. Natural de Mogi das Cruzes, São Paulo, a professora de 39 anos também realizou uma “festa do divórcio” depois de ter descoberto as traições do seu ex-marido no período em que ficou com depressão e começou a engordar. O casal estava junto há 19 anos. Em entrevista ao O Diário, Caroline revelou que enfrentou uma grande depressão em 2021 devido à pandemia da Covid-19 e ao medo de ficar doente. “Eu fui melhorando aos poucos, mas descobri que tinha sido traída, então voltei ao fundo do poço”, admitiu. A professora engordou mais de 40 kg e chegou a precisar de ser internada. Apesar do momento difícil, voltou aos poucos às suas atividades e, em 2023, inscreveu-se num concurso de Miss Plus Size, conquistando o 2° lugar. Nessa altura, aprendeu a amar-se, mas o casamento começou a entrar em crise. “Ele começou a dizer que não me aceitava assim, que não gostava de mim gorda. Só que ao invés de eu adoecer novamente, eu aprendi a reagir e a me valorizar”, explicou à mesma publicação. A relação terminou e, apesar da professora nunca ter imaginado comemorar a separação – já que sempre foi uma pessoa muito apaixonada e que valorizava muito o casamento –, acabou por fazer uma festa. Aproveitou o seu aniversário para comemorar a separação dizendo aos amigos que iria haver uma surpresa. Segundo Caroline, muitos chegaram a pensar que anunciaria uma gravidez. No entanto, a professora surpreendeu toda a gente ao aparecer de vestido de noiva que mais tarde cortou. Aliás, muitos dos seus amigos ajudaram-na na tarefa. Além disso, usou uma faixa que dizia: “Miss Divorciada”. “Foi um momento libertador”, admitiu.

Houve também dois bolos: um que representava o “funeral” do seu casamento e outro para festejar a nova fase, com placas com várias frases: “Gratidão Família”, “Vida Nova” e “Liberdade”. No fim, a professora lançou um buquê para as convidadas — mas para aquelas que não querem casar. Até a sua filha de 14 anos participou na festa, dançou com a mãe e apoiou a iniciativa. “Ela entende que eu e o pai dela somos mais felizes separados”, garantiu.

Serviços em Portugal

Em Portugal, apesar de não se conhecerem muitas histórias, já existem empresas que oferecem este tipo de serviços. A sex shop online Sinestesia, com sede em Coimbra, realiza este tipo de festas. “Transformamos divórcios em libertações hilárias! Sabemos que, às vezes, até os casamentos mais épicos precisam de um final divertido. Se você está prestes a dizer ‘tchau’ ao seu status de casado, por que não fazer isso com um toque de humor e irreverência?”, lê-se no seu site oficial. A loja oferece pacotes personalizados para atender a necessidades específicas, “desde divórcios descontraídos a separações de partir o coração (mas com um toque de alegria, é claro)”. Segundo o Notícias de Coimbra, o custo mínimo de cada festa é de 250 euros. Além desta, a Mundial Eventos também proporciona esses momentos. Por cada 15 despedidas de solteiro, a empresa faz cinco festas de divórcio. Para a festa é possível alugar limusines, iates, balões de ar quente ou mesmo clubes de strip.