O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, esta terça-feira, que Portugal e a Republicana Dominicana, estarão presentes na cimeira sobre a paz na Ucrânia, que se irá realizar na Suíça. O Presidente não disse quem irá representar Portugal na cimeira.
Marcelo, enquanto falava aos jornalistas, no Palácio de Belém, disse que: “Eu tive a ocasião e a alegria de ver o Presidente Luis Abinader, Presidente e amigo, aceitar a presença na cimeira de paz na Suíça, que se realiza nos próximos dias 15 e 16 de junho. Lá estaremos, República Dominicana e Portugal, ao lado de muitos outros estados de todo o mundo”.
O presidente da República tinha acabado de se reunir com o seu homólogo dominicano Luis, Abinader, que disse que agradeceu “o convite para a reunião de paz”, que certamente “irá assistir”, depois de admitir ter sido convencido por Marcelo.
Ambos os líderes reuniram-se, para marcar a visita oficial a Portugal do líder dominicano, a Portugal, que disse que já tinha recebido o convite “do presidente [do Governo espanhol] Sánchez” para participar na cimeira da Suíça.
“Mas, conversando com o Presidente Rebelo, podemos garantir que vamos assistir, porque a situação bélica da guerra da Rússia e Ucrânia vai além da Europa, afeta todo o mundo e vamos ter a presença e representação de muitos dos países da América Central e da América. Estaremos aí a trabalhar, como sempre, — e isso é algo em que coincidimos com o Presidente Rebelo — na busca da paz”, acrescentou.