A vitória da Atalanta, na final da Liga Europa, contra o Bayer Leverkusen, inviabilizou o apuramento direto do Benfica, para a próxima Liga dos Campeões.
A equipa liderada por Xabi Alonso já se tinha apurado, para a Liga dos Campeões, na qualidade de campeões nacionais, logo, caso tivessem vencido a Atalanta cederiam a vaga destinada, ao vencedor da Liga Europa, à equipa com melhor coeficiente de toda a qualificação da Liga dos Campões, que seria o Benfica.
A vitória da Atalanta sobre o Bayer Leverkusen, por 3-0, obriga a que as águias tenham de esperar sobre o desfecho da Série A, onde a Atalanta tem que ficar, pelo menos, em 4º lugar para poder alcançar a terceira pré-eliminatória e o playoff de acesso à Champions.
Os vencedores da Liga Europa ocupam o 5º lugar da tabela, com 66 pontos (apenas dois abaixo do Bolonha e da Juventus), tendo também um jogo em atraso (que está marcado para 2 de junho frente à Fiorentin) que, em caso de vitória, garante uma subida na tabela.
Outra possibilidade do apuramento direto, do Benfica, é já este fim de semana, caso o Bolonha, ou a Juventus, percam e a Atalanta vença. Em contra partida, se a formação de Bérgamo perder e tanto o Bolonha como a Juventus vencerem as partidas deste fim de semana o Benfica falha o acesso direto.