O Facebook terá colocado restrições à conta oficial do Chega que irão durar dez anos.
“Num acto sem precedentes o Facebook colocou restrições à conta do partido durante 10 anos”, diz o partido, numa nota enviada ao Nascer do SOL.
A Meta, empresa que detém o Facebook, não explica o motivo da restrição, mas de acordo com o Chega, estará relacionado com o caso recente de uma mulher que, acompanhada de sete familiares, agrediu e rapou o cabelo da sua mãe para raptar duas filhas menores, que se encontravam à guarda da avó por decisão judicial. O crime aconteceu em fevereiro.
“Aparentemente, tal deveu-se ao vídeo que publicámos sobre o grupo de ciganos que atacou a avó e lhe rapou violentamente a cabeça. Notícia aliás que nem era nossa, mas sim da comunicação social”, diz o Chega.
“Isto é um ultraje e uma perseguição inqualificável. 10 anos?! Imagina o que isto significa para um partido político como o Chega, em que grande parte da actividade se baseia precisamente nas redes sociais?”, acrescentou.
“A tua conta está restringida durante 3649 dias. A atividade da tua conta desrespeitou os nossos Padrões de Comunidade. Portanto, não podes executar uma ou várias ações habituais”, diz a mensagem do Facebook.