António Damásio renunciou ao cargo de Conselheiro de Estado “por razões pessoais”

António Damásio renunciou ao cargo de Conselheiro de Estado “por razões pessoais”


Maestrina Joana Carneiro passa a integrar órgão consultivo do Presidente da República.


O neurocientista António Damásio renunciou ao lugar no Conselho de Estado e foi substituído pela maestrina Joana Carneiro, segundo uma nota publicada no site da Presidência da República.

“O Presidente da República recebeu a renúncia ao cargo de Conselheiro de Estado do Prof. Doutor António Damásio, por razões pessoais, tendo decidido designar para aquelas funções a Maestrina Joana Carneiro”, lê-se na breve nota.

Os cinco membros nomeados pelo Presidente da República são agora Leonor Beleza, Lídia Jorge, Joana Carneiro, António Lobo Xavier e Luís Marques Mendes.

Na última semana, soube-se que o Tribunal Constitucional decidiu que Damásio tinha de entregar a declaração de rendimentos, por ser titular de um cargo político. Ao longo de sete anos no Conselho de Estado, o cientista nunca entregou a declaração de rendimentos, alegando ter dupla nacionalidade e viver nos EUA, onde tem a maior parte do seu património.

Sublinhe-se que o Tribunal Constitucional confirmou, na semana passada, a obrigação de António Damásio em entregar a declaração de rendimentos, na qualidade de titular de um cargo político, o que em sete anos nunca fez, alegando ter dupla nacionalidade e viver nos EUA, onde tem a maior parte do seu património.