Uma Reforma, no Ministério da Educação


Supomos que o Ministério da Educação tem grupos de professores das especialidades na matéria que elaboram o conteúdo da matéria que fará parte dos exames nesta disciplina.


“Uma análise da Cinesiologia” (motricidade) portuguesa

  1. Problemática da ainda denominada Educação Física
    1. O Conceito, no contexto sociológico português e a Filosofia de Vida da sociedade;
    2. A Orgânica da “Educação Física”, de acordo com os objectivos pré-definidos na Doutrina;
    3. A Legislação (Político-Administrativa) decorrente dos objectivos e finalidades dos fenómenos que se pretendem ver funcionar (suporte legal);
    4. A Estrutura da Máquina e as suas peças fundamentais para que a mesma possa funcionar com rendibilidade;
    5. As Prioridades a estabelecer;
    6. O Orçamento;
    7. A Acção;
    8. Verificação
  2. A Acção
    1. A Análise funcional do Sistema da “Educação Física” Portuguesa e as correcções na sua estrutura;
    2. Implantação de novas estruturas de acordo, ou em ordem, a dar satisfação às solicitações colocadas ao Poder Político Local, Regional e Nacional;
    3. Crítica Funcional

(Professor Max Cunha) “Não há nada pior para quem não tem ideias, que encontrar uma pessoa com ideias”.

A Questão da Motricidade Humana

Nota: Supomos que o Ministério da Educação tem grupos de professores das especialidades na matéria que elaboram o conteúdo da matéria que fará parte dos exames nesta disciplina.

  1. Dados orientadores existenciais a ter em conta na elaboração das provas
    1. Órgãos dos sentidos.
    2. Velocidade.
    3. Força muscular.
    4. Coordenação motora.
    5. Capacidade de resistência ao esforço.
    6. Equilíbrio.
    7. Destreza.
    8. Determinação.
    9. Controlo do medo.
    10. Força de vontade.
    11. Iniciativa pessoal.
    12. Espírito de grupo.
    13. Qualidades individuais.
    14. Capacidade de sofrimento físico e psicológico.

 

B)

  1. Exercícios dirigidos ao desenvolvimento intelectual.
  2. Desenvolvimento da atenção em geral.
  3. Desenvolvimento da acuidade visual, quer parado, quer em movimento, quer na postura vertical, quer de cabeça para baixo.
  4. Esforço físico e intelectual, em simultâneo.
  5. A questão na progressão nos 12 anos escolares, nesta disciplina, e a questão das classificações

Sociólogo

Uma Reforma, no Ministério da Educação


Supomos que o Ministério da Educação tem grupos de professores das especialidades na matéria que elaboram o conteúdo da matéria que fará parte dos exames nesta disciplina.


“Uma análise da Cinesiologia” (motricidade) portuguesa

  1. Problemática da ainda denominada Educação Física
    1. O Conceito, no contexto sociológico português e a Filosofia de Vida da sociedade;
    2. A Orgânica da “Educação Física”, de acordo com os objectivos pré-definidos na Doutrina;
    3. A Legislação (Político-Administrativa) decorrente dos objectivos e finalidades dos fenómenos que se pretendem ver funcionar (suporte legal);
    4. A Estrutura da Máquina e as suas peças fundamentais para que a mesma possa funcionar com rendibilidade;
    5. As Prioridades a estabelecer;
    6. O Orçamento;
    7. A Acção;
    8. Verificação
  2. A Acção
    1. A Análise funcional do Sistema da “Educação Física” Portuguesa e as correcções na sua estrutura;
    2. Implantação de novas estruturas de acordo, ou em ordem, a dar satisfação às solicitações colocadas ao Poder Político Local, Regional e Nacional;
    3. Crítica Funcional

(Professor Max Cunha) “Não há nada pior para quem não tem ideias, que encontrar uma pessoa com ideias”.

A Questão da Motricidade Humana

Nota: Supomos que o Ministério da Educação tem grupos de professores das especialidades na matéria que elaboram o conteúdo da matéria que fará parte dos exames nesta disciplina.

  1. Dados orientadores existenciais a ter em conta na elaboração das provas
    1. Órgãos dos sentidos.
    2. Velocidade.
    3. Força muscular.
    4. Coordenação motora.
    5. Capacidade de resistência ao esforço.
    6. Equilíbrio.
    7. Destreza.
    8. Determinação.
    9. Controlo do medo.
    10. Força de vontade.
    11. Iniciativa pessoal.
    12. Espírito de grupo.
    13. Qualidades individuais.
    14. Capacidade de sofrimento físico e psicológico.

 

B)

  1. Exercícios dirigidos ao desenvolvimento intelectual.
  2. Desenvolvimento da atenção em geral.
  3. Desenvolvimento da acuidade visual, quer parado, quer em movimento, quer na postura vertical, quer de cabeça para baixo.
  4. Esforço físico e intelectual, em simultâneo.
  5. A questão na progressão nos 12 anos escolares, nesta disciplina, e a questão das classificações

Sociólogo