“Uma análise da Cinesiologia” (motricidade) portuguesa
- Problemática da ainda denominada Educação Física
- O Conceito, no contexto sociológico português e a Filosofia de Vida da sociedade;
- A Orgânica da “Educação Física”, de acordo com os objectivos pré-definidos na Doutrina;
- A Legislação (Político-Administrativa) decorrente dos objectivos e finalidades dos fenómenos que se pretendem ver funcionar (suporte legal);
- A Estrutura da Máquina e as suas peças fundamentais para que a mesma possa funcionar com rendibilidade;
- As Prioridades a estabelecer;
- O Orçamento;
- A Acção;
- Verificação
- A Acção
- A Análise funcional do Sistema da “Educação Física” Portuguesa e as correcções na sua estrutura;
- Implantação de novas estruturas de acordo, ou em ordem, a dar satisfação às solicitações colocadas ao Poder Político Local, Regional e Nacional;
- Crítica Funcional
(Professor Max Cunha) “Não há nada pior para quem não tem ideias, que encontrar uma pessoa com ideias”.
A Questão da Motricidade Humana
Nota: Supomos que o Ministério da Educação tem grupos de professores das especialidades na matéria que elaboram o conteúdo da matéria que fará parte dos exames nesta disciplina.
- Dados orientadores existenciais a ter em conta na elaboração das provas
- Órgãos dos sentidos.
- Velocidade.
- Força muscular.
- Coordenação motora.
- Capacidade de resistência ao esforço.
- Equilíbrio.
- Destreza.
- Determinação.
- Controlo do medo.
- Força de vontade.
- Iniciativa pessoal.
- Espírito de grupo.
- Qualidades individuais.
- Capacidade de sofrimento físico e psicológico.
B)
- Exercícios dirigidos ao desenvolvimento intelectual.
- Desenvolvimento da atenção em geral.
- Desenvolvimento da acuidade visual, quer parado, quer em movimento, quer na postura vertical, quer de cabeça para baixo.
- Esforço físico e intelectual, em simultâneo.
- A questão na progressão nos 12 anos escolares, nesta disciplina, e a questão das classificações
Sociólogo