Os Estados Unidos da América (EUA) realizaram, esta madrugada, outro ação militar, contra um alvo controlado, pelos rebeldes Houthis, no Iémen, que têm realizado ataques, contra navios mercantes no Mar Vermelho.
O Comando dos Estados Unidos para o Médio Oriente (Centcom), avançou que este novo ataque, foi direcionado a um radar, usado pelos rebeldes, e teve um alcance menor, do que os 150 bombardeamentos lançados na sexta-feira, contra 30 alvos militares.
Esta ação militar envolveu o lançamento de mísseis de ataque terreste Tomahawk, a partir do contratorpedeiro naval norte-americano, USS Carney, às 03h45 (00h45 em Lisboa).
O Centcom apontou que esta era “uma ação de acompanhamento contra um alvo militar específico”, que esteve envolvida nos ataques realizados na sexta-feira, tendo como objetivo diminuir a capacidade dos Houthis de colocar em perigo navios no Mar Vermelho.
O canal televisivo, al-Masirah, que está ligado aos rebeldes, confirmou o ataque dos EUA, que atingiram, pelo menos, um local em Sanaa, esta madrugada.