O presidente russo acusou esta terça-feira o Ocidente de querer desmembrar e saquear a Rússia.
“O que eles realmente querem [no Ocidente]… O que eles realmente querem, é desmembrar e saquear a Rússia. Não funciona para eles pela força, então semeiam o caos”, afirmou Vladimir Putin numa mensagem via videoconferência aos participantes no XXV Conselho Mundial do Povo Russo, que se realiza em Moscovo.
O Ocidente “em princípio não precisa de um país tão grande e multinacional como a Rússia”, afirmou o líder do Kremlin, uma vez que “a nossa diversidade e unidade de culturas, tradições, línguas, grupos étnicos não se enquadram na lógica dos racistas e colonizadores ocidentais, no seu sistema cruel de total desumanização, divisão, opressão e exploração”,
De acordo com Vladimir Putin, que considera “qualquer interferência externa, qualquer provocação com o objetivo de provocar conflitos interétnicos ou inter-religiosos, como ações agressivas contra o nosso país, como uma tentativa de lançar mais uma vez o terrorismo e o extremismo contra a Rússia, como uma ferramenta para lutar contra nós”, “a russofobia e outras formas de racismo e neonazismo são hoje praticamente a ideologia oficial das elites dominantes ocidentais”.
“O mundo russo são todas as gerações dos nossos ancestrais, os nossos descendentes. O mundo russo é a antiga Rus, a Moscóvia, o Império Russo, a União Soviética e a Rússia de hoje, que recupera, fortalece e multiplica a sua soberania como potência mundial”, disse o presidente da Rússia.