Rússia emite mandado de busca contra presidente do Tribunal Penal Internacional

Rússia emite mandado de busca contra presidente do Tribunal Penal Internacional


Em agosto, Moscovo já tinha imposto sanções ao procurador do TPI que emitiu o mandado de captura contra Putin.


Sem especificar o motivo, a Rússia incluiu o presidente do Tribunal Penal Internacional (TPI), Piotr Hofmanski, na lista de pessoas procuradas pela Justiça Russa.

O Ministério do Interior Russo indicou, no portal de dados de pessoas procuradas, que o presidente do TPI é “procurado no âmbito de uma investigação criminal”. A nota governamental é citada pelas agências estatais TASS e Ria Novosti, que, no entanto, não divulgam mais detalhes.

Recorde-se que o TPI, com sede em Haia, nos Países Baixos, emitiu, em março deste ano, um mandado de captura para o Presidente russo, Vladimir Putin, acusando-o de crimes de guerra de deportação forçada de crianças ucranianas.

Em agosto, Moscovo já tinha anunciado a imposição de sanções ao procurador do TPI Karim Khan, que emitiu o mandado de captura do Presidente russo.

A ofensiva militar lançada em fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e provocou um elevado número de vítimas, não só militares como também civis, impossíveis de contabilizar enquanto o conflito decorrer.