Rodriguez, protagonista de ‘À procura de Sugar Man’, morre aos 81 anos

Rodriguez, protagonista de ‘À procura de Sugar Man’, morre aos 81 anos


Sixto Díaz Rodriguez, conhecido como apenas Rodriguez, foi um cantor, compositor, guitarrista e poeta, de ascendência mexicana, nascido nos Estados Unidos, onde, no início dos anos 1970, iniciou uma carreira musical discreta e de curta duração, com apenas dois álbuns pouco vendidos.


O cantautor norte-americano Sixto Rodriguez, que ganhou uma legião de fãs depois de protagonizar o documentário 'À procura de Sugar Man', morreu, naterça-feira, aos 81 anos, avançou o site oficial do músico.

Sixto Díaz Rodriguez, conhecido como apenas Rodriguez, foi um cantor, compositor, guitarrista e poeta, de ascendência mexicana, nascido nos Estados Unidos, onde, no início dos anos 1970, iniciou uma carreira musical discreta e de curta duração, com apenas dois álbuns pouco vendidos (“Cold Fact” e “Coming from Reality”).

Contudo, este alcançou um enorme sucesso em países como a Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Foi neste último país que um grupo de fãs decidiu procurá-lo e contactá-lo, promovendo, dessa forma, o renascimento da sua carreira musical, uma história que é relatada em 'À procura de Sugar Man' (2012), de Malik Bendjelloul, que venceu o Óscar de Melhor Documentário em Longa-metragem, no ano seguinte.

O filme e a sua projeção mundial graças ao prémio contribuíram para que Sixto Rodriguez se tornasse famoso, sobretudo no seu próprio país.