Um jovem desmaiou na sexta-feira no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, depois de ficar cerca de quatro horas numa fila para mostrar o passaporte. A longa espera aconteceu na sequência da paralisação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a 17 de março.
A notícia é avançada pelo jornal do Reino Unido Birmingham Live, onde se lê que alguns passageiros desmaiaram, enquanto outros temiam o início de tumultos no aeroporto "quente e abafado".
Sam Jones, um dos passageiros, disse ao órgão de comunicação que viu um jovem a desmaiar, tendo este sido apoiado por paramédicos que foram chamados ao local.
Já a passageira Rachel O'Shea descreveu no Twitter a situação como "insana".
Tal como ela, foram vários os passageiros a reportar o acontecimento nas redes sociais.
Dangerous scenes @FaroAirport passport security, people waiting 3+ hours with no water, people dropping like flies, this is a health and safety hazard. Unannounced strike by customs officials apparently the reason pic.twitter.com/8ETmiWnH7L
— Knut Moe (@knutmoe) March 17, 2023
"Cenas perigosas na zona da segurança de passaportes aeroporto de Faro, com pessoas à espera durante mais de três horas, sem água. As pessoas estão a cair como moscas, isto é um perigo para a segurança e para a saúde. A razão é, aparentemente, um greve não anunciada dos oficiais", escreveu um internauta, que acompanhou a queixa com vídeos e fotografias do local.
A greve levou alguns passageiros a perderem voos.
Recorde-se que, na passada sexta-feira, foram vários os trabalhadores da administração pública que fizeram greve, a manifestar por aumentos salariais.