Foi identificada como portuguesa uma mulher que morreu na sequência de um atropelamento em janeiro de 2004, em Carracedelo, no município espanhol de Leão, avança o Europa Press.
O acidente ocorreu na N-IV, uma estrada nacional que liga Madrid à Corunha.
Como a mulher não tinha consigo nenhum documento de identificação na altura do acidente, não foi possível, inicialmente, identificar a vítima, apesar das tentativas levadas a cabo pela Polícia Judiciária espanhola em conjunto com outras entidades nacionais e internacionais.
No entanto, de acordo com a informação avançada agora pelo Instituto Armado espanhol à Europa Press, a meio do ano passado as autoridades policiais de Leão propuseram-se a realizar novas pesquisas dactiloscópicas – referentes a impressões digitais – e a comparar os resultados referentes a este caso com as bases de dados de vários países europeus.
Estas tentativas levaram à identificação de uma cidadã portuguesa, 19 anos depois do acidente.
A mulher tinha 44 anos à data da tragédia, tendo nascido em 1960 em São Mamede de Infesta, em Matosinhos.
O filho da vítima, que reside no Porto, foi informado da morte da mãe através de uma chamada telefonica dos agentes policiais de Leão, ficando também a saber que esta está sepultada no Cemitério Municipal de Ponferrada, em Leão.