Cinquenta pessoas em situação de sem abrigo, incluindo 47 migrantes timorenses, foram acolhidas em Lisboa na sequência do mau tempo registado este mês, que obrigou ainda a criar soluções alternativas para 46 pessoas.
De acordo com informação avançada à agência Lusa pelo municipio lisboeta, foram acolhidas 50 pessoas, um número que atualiza em mais 20 os dados avançados a 19 de dezembro.
"O Núcleo de Planeamento e Intervenção de Sem-Abrigo (NPISA) de Lisboa, em estreita colaboração com os parceiros locais, criou vagas suplementares em Centros de Alojamento Temporário que permitiram o acolhimento de 50 pessoas em condição de sem-abrigo", informou a autarquia, lembrando que o centros estiveram em "funcionamento também em período diurno" e que sensibilizaram "os utentes para permanecerem nos espaços, evitando deslocações não essenciais na cidade".
Além disso, a CML sublinha que deu "particular atenção ao grupo de imigrantes de origem timorense a pernoitar na rua" e que, em articulação com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), acolheu "47 pessoas" pertencentes a este grupo.
A câmara teve ainda de encontrar "soluções alternativas de habitação para cerca de 46 pessoas, que foram forçadas a sair temporariamente das suas casas na sequência do mau tempo".