O bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Batalha Henriques, morreu, esta sexta-feira de madrugada, devido a doença oncológica.
D. Daniel Batalha Henriques estava internado numa unidade de cuidados paliativos, tinha já confirmado na quarta-feira o Patriarcado de Lisboa, que referia também um agravamento do seu estado de saúde.
"Venho comunicar a todos, aquilo de que muitos já têm conhecimento: D. Daniel Batalha Henriques, Bispo Auxiliar de Lisboa, vive numa unidade de cuidados paliativos o que poderá ser o último tempo da sua vida neste mundo. Acabo de estar com ele e asseguro-vos de que está sereno e em paz. Lembra-vos a todos e por todos se oferece também, clérigos e leigos, de paróquias, movimentos e grupos", lia-se na mensagem do Patriarcado de Lisboa.
A partir das 18h00 desta sexta-feira, o corpo de D. Daniel Henrique será velado na Sé de Lisboa onde, “a seu pedido”, vai ser rezado o Terço, seguido de Ofício de Leitura, anunciou o Patriarcado de Lisboa.
A Missa exequial, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, será celebrada sábado às 11h00, na Sé.
O corpo vai depois para a Igreja Paroquial de Santo Isidoro, onde chegará pelas 16h00, sendo sepultado no cemitério local.