Pelo menos 130 milhões de pessoas no Bangladesh estavam hoje sem energia após uma falha na rede elétrica ter provocado um apagão geral no país, declarou a empresa de energia do Governo bangladechiano.
A rede caiu às 14:00, horário local (09:00 em Lisboa), e tirando partes do noroeste, "o resto do país está sem energia", disse à agência de notícias AFP Shamim Ahsan, porta-voz do Conselho de Desenvolvimento da Energia do país.
Shamim Ahsan disse que mais de dois em cada três moradores estavam sem eletricidade.
De acordo com o porta-voz, a origem desta falha de rede ainda não é conhecida.
"A investigação ainda está em andamento", disse Ahsan, acrescentando que uma falha técnica pode ter sido a causa do apagão.
O ministro da Tecnologia do país, Zunaid Palak, declarou, numa mensagem publicada na rede social Facebook, que o fornecimento de eletricidade será restabelecido às 20:00, horário local (15:00 em Lisboa), em Daca – que tem uma população de 22 milhões de pessoas.
O Bangladesh sofre há vários meses com uma grave crise energética devido ao aumento dos preços mundiais do combustível e do gás, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Lutando para financiar a importação de gasóleo e gás em quantidade suficiente para satisfazer a procura de eletricidade, o governo do Bangladesh teve de introduzir "medidas de austeridade".
Os protestos da população intensificaram-se após numerosos e longos cortes de energia.
Dezenas de milhares de mesquitas em todo o país estão a ser obrigadas a manter hoje as suas atividades sem os aparelhos de ar condicionado durante as cinco orações diárias.
O Bangladesh já tinha sofrido um grande apagão em novembro de 2014. Quase 70 por cento do país ficou sem eletricidade por quase dez horas.