Conflito. Rússia diz que já foi levantado bloqueio aos portos ucranianos

Conflito. Rússia diz que já foi levantado bloqueio aos portos ucranianos


Chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, acusa países ocidentais da crise alimentar a nível mundial.


O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, afirmou este domingo no Cairo que já ter sido levantado o bloqueio aos portos ucranianos, depois de ter sido alcançado um acordo na sexta-feira e atribuiu a crise alimentar mundial às sanções ocidentais contra Moscovo.

“Confirmamos o compromisso dos exportadores russos de cereais em cumprir todas as suas obrigações”, disse Lavrov numa conferência de imprensa depois de um encontro com o seu homólogo egípcio, Sameh Shukri. E acrescentou: “O Presidente Vladimir Putin também sublinhou isso durante uma recente conversa telefónica com o Presidente egípcio [Abdel Fattah] al-Sisi”, continuou o chefe da diplomacia russa.

E avançou também que “houve uma iniciativa do secretário-geral da ONU e o bloqueio imposto aos portos ucranianos foi efetivamente levantado, sendo que a outra parte da iniciativa é levantar o cerco às exportações russas de trigo”.

O responsável russo culpa os países ocidentais pela crise alimentar a nível mundial e defendeu que “as sanções contra algumas empresas exportadoras e bancos, bem como as sanções à circulação de navios russos nos portos, levaram à crise alimentar”. “Esta crise alimentar e a pandemia são dois erros cometidos pelo Ocidente na questão alimentar”, disse ainda.