Apenas duas regiões de Portugal continental resistem ao aviso vermelho do IPMA para amanhã

Apenas duas regiões de Portugal continental resistem ao aviso vermelho do IPMA para amanhã


Os distritos de Viana do Castelo e Faro são as exceções indicadas pelo IPMA. 


Amanhã será o dia mais quente da semana em praticamente todos os distritos de Portugal continental. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho que vai estar em vigor nas vários regiões, com exceção de Viana do Castelo e Faro.

Desde esta terça-feira que os distritos de Braga, Santarém, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso vermelho, que é levantado pelo IPMA quando se verificam valores extremamente elevados da temperatura máxima e de risco extremo.

Destes, apenas Viana do Castelo vai passar às 23h de hoje para aviso laranja – valores muitos elevados de calor. Já os distritos de Évora, Lisboa, Setúbal e Beja, que hoje estiveram sob aviso laranja, vão passar a vermelho amanhã de manhã, descendo durante a noite novamente para laranja.

Faro é o único distrito continental com aviso amarelo, uma vez que se encontram valores elevados da temperatura máxima, confirmou o IPMA.

Portugal está desde segunda-feira em situação de contingência devido às previsões meteorológicas que apontam para o risco elevado de incêndio rural.

Segundo as previsões do IPMA, o “tempo muito quente e muito seco em Portugal continental” vai permanecer até sexta-feira, às 23h59.

A situação de contingência, que corresponde ao segundo nível de resposta previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, é declarado quando se depara com uma situação iminente de acidente grave ou catástrofe, sendo necessário adotar medidas preventivas ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.

A declaração da situação de contingência deverá terminar na sexta-feira, mas poderá ser prolongada caso seja necessário.

Hoje foram observadas temperaturas superiores a 40.º na maioria do território, sobretudo nas regiões norte e centro – onde estão a ocorrer os incêndios mais intensos -, situação que se irá repetir no dia na quarta-feira, mantendo-se ainda nas regiões do interior nos dias 14 e 15.

"Deste modo, prevê-se que os valores mais elevados de temperatura do ar possam ocorrer nos dias 13 ou 14 em alguns locais, em especial no Alentejo e Vale do Tejo, onde se poderão registar valores da ordem de 46°C, e no nordeste transmontano, com valores entre 40 e 44°C. Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território, pelo menos até à noite dos dias 14 para 15", explicou o IPMA.

A intensidade do vento será fraca a moderada, indicou o IPMA, sendo que nas terras altas poderá ser mais forte, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Através deste quadro meteorológico, o perigo de incêndio rural atinge a escala das classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior norte e centro e no interior do Algarve até ao final desta semana, afirmou a instituição, que explicou que a situação de calor extremo resulta “da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média".