Arqueólogos descobrem um tesouro de múmias egípcias antigas

Arqueólogos descobrem um tesouro de múmias egípcias antigas


Os objetos datam 500 a.C.


Arqueólogos que trabalham perto do Cairo descobriram centenas de antigos caixões egípcios e estátuas de bronze de divindades.

A descoberta, que foi feita num cemitério de Saqqara, continha estátuas dos deuses Anúbis, Amon, Min, Osíris, Ísis, Nefertum, Bastet e Hathor, juntamente com uma estátua sem cabeça do arquiteto Imhotep, que construiu a pirâmide de Saqqara, lê-se no relatório divulgado na segunda-feira pelo Ministério do Turismo e Antiguidades.

“Os 250 caixões, as 150 estátuas de bronze e outros objetos datam por volta de 500 a.C.”, disse o ministério.

Além disso, foi também descoberto um instrumento musical conhecido como sistro e uma coleção de vasos de bronze usados ​​no culto da deusa Ísis.

Caixões de madeira pintados também foram encontrados intactos em covas e continham múmias, amuletos e caixas de madeira. “Também foram encontradas estátuas de madeira de Néftis e Ísis de uma época anterior, ambas com faces douradas”, contaram os responsáveis.

Segundo o El Mundo, um dos caixões continha um papiro bem preservado escrito em hieróglifos, talvez versos do ‘Livro dos Mortos’, e este “foi enviado para o laboratório do Museu Egípcio no Cairo para estudo”, explicou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Uma coleção de cosméticos, além de pulseiras e brincos, também foram encontrados.

Os caixões serão movidos para exibição no Grande Museu Egípcio que está a ser construído perto das Grandes Pirâmides de Gizé e deve ser inaugurado ainda este ano.