Escultura de Maria Madalena que esteve desaparecida vários anos pode valer até 9,4 milhões de euros

Escultura de Maria Madalena que esteve desaparecida vários anos pode valer até 9,4 milhões de euros


Este ano, a obra de arte foi identificada após ter sido vendida num leilão de estatuária de jardim por apenas 5.200 libras, cerca de 6 mil euros. Mas agora, o preço parece subir: a escultura foi avaliada para venda entre 5 e 8 milhões de libras, ou seja, um máximo de 9,4 milhões de euros.


Segundo o The Guardian, ‘Magdalene Giacente’, em português ‘Madalena recostada’ é uma obra de mármore da autoria do artista italiano Antonio Canova e retrata Maria Madalena em estado de êxtase. A escultura, que foi originalmente encomendada pelo então primeiro-ministro britânico, Lord Liverpool, tornou-se uma representação de uma “bela adormecida”, à medida que a sua autoria foi sendo gradualmente esquecida e o seu paradeiro se tornou desconhecido.

Este ano, a obra de arte foi identificada após ter sido vendida num leilão de estatuária de jardim por apenas 5.200 libras, cerca de 6 mil euros. Mas agora, o preço parece subir: a escultura foi avaliada para venda entre 5 e 8 milhões de libras, ou seja, um máximo de 9,4 milhões de euros.

"É um milagre que a obra-prima excecional e há muito perdida de Antonio Canova tenha sido encontrada, 200 anos após a sua conclusão", afirmou Mario Guderzo, um importante estudioso de Canova e antigo diretor do Museo Gypsotheca Antonio Canova. "Esta obra tem sido procurada por académicos há décadas, pelo que a descoberta é de importância fundamental para a história do colecionismo e para a história da arte", acrescentou.

De acordo com o jornal britânico, a escultura será leiloada pela Christie's ainda este verão. Apesar dos seus vendedores não terem sido nomeados, fala-se num casal britânico que a comprou para decorar o seu próprio jardim.

A sua redescoberta "traz à conclusão uma história muito particular digna de um romance, de um mármore de valor histórico significativo e de grande beleza estética produzido por Canova nos últimos anos da sua atividade artística", explicou ainda Guderzo.

Em 1819, o artista responsável pela escultura, disse: "Expus outro modelo de uma segunda Madalena deitada no chão, e quase desmaiei devido à dor excessiva da sua penitência, um tema que me agrada muito, e que me rendeu muita indulgência e elogios muito lisonjeiros".