Pelo menos 31 corpos foram resgatados de uma mina de ouro que colapsou na província de Kordofan Ocidental, no Sudão, anunciaram hoje as autoridades sudanesas.
A empresa mineradora estatal Sudanese Mineral Resources Limited Company acrescentou que trabalhadores e residentes na zona do acidente continuam as buscas na mina de Darsaya para tentar recuperar mais corpos ou possíveis sobreviventes.
O desabamento da mina, localizada em Fuja, a cerca de 700 quilómetros ao sul da capital Cartum, provocou a morte de pelo menos 38 pessoas, anunciou a empresa na terça-feira.
Na rede social Facebook foram publicadas imagens mostrando os moradores se reunindo no local enquanto pelo menos duas dragas trabalhavam para encontrar possíveis sobreviventes e corpos.
A Sudanese Mineral Resources Limited Company disse que a mina estava encerrada, mas os mineiros locais voltaram a trabalhar lá depois de as forças de segurança, que guardavam o local, terem saído.
Os desabamentos são comuns nas minas de ouro do Sudão, onde os padrões de segurança nem sempre são respeitados.
O Sudão é um dos maiores produtores de ouro a partir de várias minas espalhadas pelo país, no entanto, a indústria mineira sofreu com anos consecutivos de má gestão e corrupção.
O governo de transição começou a regulamentar a indústria nos últimos dois anos.