O Banco de Portugal (BdP) esclareceu esta quinta-feira que a Revolut Bank “é uma instituição de crédito com sede e autorizada na Lituânia que se encontra habilitada, nos termos legais, a operar em Portugal ao abrigo do regime da Livre Prestação de Serviços”.
Por isso, ao abrigo desse regime, a Revolut “encontra-se habilitada a aceitar depósitos ou outros fundos reembolsáveis em território nacional”.
Na nota de esclarecimento, o banco liderado por Mário Centeno acrescenta que “os depósitos captados em Portugal pela Revolut Bank UAB são constituídos junto da casa-mãe, na Lituânia, não se encontrando garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos português, mas sujeitos ao regime de proteção de depósitos em vigor na Lituânia”.
E lembra que são participantes do Fundo de Garantia de Depósitos português as instituições de crédito com sede em Portugal autorizadas a receber depósitos e as instituições de crédito com sede em países que não sejam membros da União Europeia, relativamente aos depósitos captados pelas suas sucursais em Portugal.
Recorde-se que foi anunciado esta quinta-feira que a Revolut lançou o seu banco em Portugal.