Um cidadão estrangeiro, de 24 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, através do uso de arma de fogo, e de um crime de detenção e uso de arma proibida. Crime ocorreu num bairro social do concelho da Amadora.
Em comunicado, esta sexta-feira divulgado, a PJ refere que o crime ocorreu no dia 1 de agosto de 2021 no interior de um bairro social, situado na periferia do concelho da Amadora, “local onde se tem verificado um acréscimo considerável de ocorrências criminosas, amiúde com recurso a armas de fogo, atentatórias da integridade física, da vida e do património de várias vítimas, residentes e não residentes no bairro”.
Segundo a PJ, o agressor e a vítima, um homem português de 31 anos, envolveram-se num conflito na via pública onde decorria uma festa, “semelhante a diversos eventos que têm ocorrido com muita frequência e com enorme afluência”.
O suspeito acabou por voltar a abordar a vítima alguns minutos mais tarde, onde a alvejou “a muito curta distância com múltiplos disparos de arma de fogo” e a abandonou na via pública, “com ferimentos de referencial gravidade”. O homem foi transportado para uma Unidade Hospitalar, onde permaneceu internado, em estado grave, por algum tempo.
O suspeito esteve em fuga desde a data dos factos, vindo a ser localizado, identificado e detido na quinta-feira, e foi presente a primeiro interrogatório judicial, esta sexta-feira, para aplicação de medidas de coação adequadas e proporcionais à gravidade da sua conduta.