Ministro das Finanças convida Gabriel Bernardino para presidente da CMVM

Ministro das Finanças convida Gabriel Bernardino para presidente da CMVM


Gabriel Bernardino substitui Gabriela Figueiredo Dias, cujo mandato terminou no passado mês de junho.


Gabriel Bernardino será o próximo presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira pelo Ministério das Finanças.

“O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, convidou Gabriel Rodrigo Tavares Bernardino a assumir o cargo de presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)”, lê-se na nota. Gabriel Bernardino substitui assim Gabriela Figueiredo Dias, cujo mandato terminou no final do passado mês de junho.

A nota do gabinete de João Leão informa ainda que “foi solicitado à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) o relatório de avaliação curricular e adequação de competências ao exercício de cargo ao qual se aplica o estatuto de gestor público e o estatuto dos membros do Conselho de Administração da CMVM”.

Depois desse parecer, será proposta à Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República a respetiva audição.

Gabriel Rodrigo Tavares Bernardino é licenciado em Matemática e Mestre em Estatística e Optimização. Iniciou a sua carreia profissional no Instituto de Seguros de Portugal em 1989, tendo ocupado o cargo de diretor do Departamento de Desenvolvimento entre 2000 e 2007 e de Diretor Geral de Desenvolvimento e Relações Institucionais entre 2007 e 2010.

Em 2007 presidiu o grupo de trabalho Solvência II do Conselho da União Europeia, tendo sido responsável pela negociação da Diretiva Solvência II com os Estados-Membros e o Parlamento Europeu. Integrou o Comité Europeu dos Supervisores de Seguros e Pensões Complementares de reforma (CEIOPS) em 2006 tendo ocupado o cargo de presidente do Conselho de Administração deste organismo entre 2009 e 2010. Entre 2011 e março de 2021 foi presidente da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA).