A vacinação contra a covid-19 irá ser obrigatória para todos os profissionais de saúde em França, anunciou, esta segunda-feira, o Presidente francês, Emmanuel Macron. A medida irá entrar em vigor a partir de 15 de setembro e abrangerá cerca de um milhão de pessoas.
A obrigação inclui todos os profissionais que trabalham com pessoas frágeis em hospitais e lares, bem como o pessoal administrativo.
“Quando a ciência nos oferece os meios de nos protegermos, devemos utilizá-los com confiança”, afirmou Macron, que não descartou a hipótese de alargar a vacinação obrigatória para toda a população.
"Dependendo da evolução da situação, devemos sem dúvida colocar a questão da vacinação obrigatória para todos os franceses, mas faço a escolha da confiança e peço solenemente todos os nossos concidadãos não vacinados a vacinarem-se a partir de hoje, o mais rápido possível", apelou.
"A vacinação é uma questão que se prende com a responsabilidade individual (…) mas que se prende também com a nossa liberdade", afirmou.
O governo francês irá realizar uma campanha uma vacinação junto dos alunos do ensino primário, preparatório e secundário, em setembro, anunciou ainda Emmanuel Macron.