“Todos os bombeiros” estarão vacinados antes da época de incêndios, assegura Governo

“Todos os bombeiros” estarão vacinados antes da época de incêndios, assegura Governo


Vacinação dos cerca de nove mil elementos que faltam arranca segunda-feira.


Todos os bombeiros vão estar vacinados contra a covid-19 antes da época de incêndios florestais – a garantia foi dada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esta segunda-feira.

“Temos condições para dizer que quando começarmos a época mais crítica de combate a incêndios rurais, todos os bombeiros portugueses estarão vacinados", disse o governante, em declarações aos jornalistas, à margem da sessão comemorativa do Dia da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De realçar que ontem, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, tinha adiantado que os nove mil bombeiros que ainda não foram vacinados irão começar a receber a vacina a partir de segunda-feira.

"O que foi pedido às mais de 400 associações humanitárias de bombeiros voluntários, bem como aos municípios que têm bombeiros sapadores ou bombeiros municipais, é que indiquem quem é que não está ainda vacinado", disse Eduardo Cabrita.

O ministro agradeceu ainda o trabalho da Proteção Civil, nomeadamente na resposta à pandemia.

"Esse é um trabalho que queria destacar, que no último ano foi feito com toda a resposta à pandemia que também o sistema de proteção civil teve de dar, daí a merecidíssima prioridade dada neste quadro em que estamos com as temperaturas a subir, aproximando-nos de um verão que esperamos que seja de recuperação de normalidade nas nossas vidas", assinalou.