Migrantes ilegais detidos no Algarve vão ser expulsos do país

Migrantes ilegais detidos no Algarve vão ser expulsos do país


Os três homens deverão permanecer no Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Faro enquanto aguardam a expulsão.


Os três migrantes ilegais detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Real de Santo António, na segunda-feira, irão ser expulsos de Portugal, segundo uma ordem do tribunal. 

Assim, "enquanto é preparado o processo de expulsão do território nacional", os três homens deverão permanecer no Centro de Instalação Temporária (CIT) do aeroporto de Faro, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Faro da PSP.

Recorde-se que a Polícia Marítima "localizou cerca das 08h10 de segunda-feira, na praia de Santo António", uma "embarcação abandonada", tendo sido realizadas imediatamente "buscas nas imediações para ver se havia alguém que pudesse ser relacionado com a embarcação", mas sem resultados, disse o capitão do porto algarvio, Rui Vasconcelos Duarte.

Ainda esta terça-feira, o da PSP, Hugo Marado, disse, em conferência de imprensa, que as autoridades estão à procura de mais 13 a 14 migrantes fugidos na cidade de Vila Real de Santo António, que também viajaram no barco encontrado ontem.

"A informação foi transmitida às forças e serviços de segurança da região e o nosso dispositivo, nomeadamente o sotavento, encontra-se especialmente atento a esta questão. É possível que alguns ainda se encontrem em território nacional, mas poderá ter acontecido já o contrário, no caso de eventual ida para Espanha", indicou Hugo Marado.

Esta é sétima embarcação que chega à costa algarvia proveniente do norte de África, desde dezembro de 2019.

{relacionados}