O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai conceder a cerca de 320.000 venezuelanos imigrados no país uma permissão migratória temporária, de 18 meses, que irá permitir que possam trabalhar e residir legalmente no país.
Apenas venezuelanos que já estavam nos EUA a partir de segunda-feira, 8 de março de 2021, estão elegíveis para receber esta permissão.
A medida irá entrar oficialmente em vigor no dia 9 de março, os venezuelanos terão 180 dias para aderir ao programa.
Para ter acesso ao benefício, é necessário provar que não tem registro criminal e pagar taxas no total de 545 dólares ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, que processará os pedidos.
“As condições de vida na Venezuela mostram que o país está em turbulência e que é incapaz de proteger os seus próprios cidadãos”, disse, através de um comunicado, o secretário da Segurança Nacional, Alejandro N. Mayorkas, acrescentando ainda que “nestes tempos de circunstâncias extraordinárias e temporárias que vivemos, os EUA dão um passo em frente para apoiar os venezuelanos elegíveis que já se encontram aqui, enquanto o seu país procura sair da crise actual”.