Ponta Delgada. Padaria encerrada pela GNR por falta de higiene tinha 22 cães no interior

Ponta Delgada. Padaria encerrada pela GNR por falta de higiene tinha 22 cães no interior


Dezanove animais foram recolhidos pelo Canil Municipal.


A GNR encerrou, este domingo, um estabelecimento de fabrico e venda de pão por violação da proibição de laboração e por falta de condições de higiene e perigo para a saúde pública na freguesia da Relva, no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Em comunicado, esta terça-feira, a força de segurança explica que os militares fiscalizaram o estabelecimento, que tinha sido previamente notificado por decisão judicial para encerramento e cessação da sua atividade.

“No decorrer das diligências policiais, apurou-se que este estabelecimento se encontrava anexado ao domicílio dos proprietários, tendo sido identificados dois suspeitos, um homem e uma mulher de 59 e 63 anos, respetivamente, e apreendidos cerca de 11 quilos de massa lêveda, 100 quilos de farinha e 326 pães com um valor estimado de 217 euros”, informa a GNR.

Segundo a mesma nota, foram ainda identificados no local 22 cães, tendo sido recolhidos 19 pelo Canil Municipal de Ponta Delgada, devido à falta de condições do local e por existir “risco higienossanitário relativamente à conspurcação ambiental, em virtude do número de animais exceder o número máximo de três cães adultos em cada habitação do domicílio”. Foram também detetadas diversas irregularidades no que concerne à vacinação, registo, licenciamento e identificação eletrónica (microchip) dos animais.

“Esta ação contou com a colaboração de inspetores da Inspeção Regional da Atividade Económica e de dois Delegados de Saúde do Município de Ponta Delgada que avaliaram os bens perecíveis e propuseram a sua destruição por falta de condições de higiene do estabelecimento e risco para a saúde pública”, revela.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Ponta Delgada.