Sindicato acusa Marcelo de extrapolar competências ao falar em extinção do SEF

Sindicato acusa Marcelo de extrapolar competências ao falar em extinção do SEF


Acácio Pereira garante que se tratou de um caso isolado e criticou declarações do Presidente.


O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Acácio Pereira, afirmou, esta segunda-feira, que o Presidente da República foi para além das suas competências ao ter equacionado uma eventual extinção daquela instituição.

"Perante estes casos isolados”, disse o sindicalista, referindo-se às circunstâncias que levaram à morte do cidadão ucraniano nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa, “o que é imprescindível é que a direção nacional promova as ações necessárias para que factos idênticos nunca mais voltem a acontecer", sublinhou, numa conferência de imprensa, convocada para esta segunda-feira para abordar o tema do futuro do SEF.

Para o sindicato, a solução não deverá ser a retirada de competências do SEF ou a sua extinção, mas a inversão da "trajetória da degradação de condições de trabalho". Acácio Pereira reiterou a ideia de que o Governo tem de dotar aquela força de segurança com os meios necessários para que “o episódio sinistro que levou à morte de um cidadão no aeroporto de Lisboa, assim como outros casos de abuso de poder que possam ter existido” não voltem a acontecer.

Acácio Pereira assegurou que não existe "qualquer problema sistémico", mas sim "casos isolados". “Não conheço que haja outro caso do género”, acrescentou referindo-se à morte de Ihor Homeniuk.

{relacionados}