O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde registou mais três casos de legionella, avançou esta segunda-feira fonte hospitalar citada pela agência Lusa. Destes novos casos, apenas um doente ficou internado na unidade, que dá assistência já a 17 infetados com legionella. Outros dois foram encaminhados para o Hospital Pedro Hispano em Matosinhos e S. João, no Porto.
Assim, o número de casos de legionella na área do Grande Porto aumentou para 79, desde 30 de outubro. Do total de infetados, 37 continuam internados e há a lamentar oito mortes relacionadas com a doença.
Fonte da unidade de saúde de Matosinhos adiantou que estão internadas 14 pessoas com legionella naquele hospital – 10 em enfermaria, três em cuidados intermédios e um paciente em cuidados intensivos. No hospital de S. João, no Porto, estão internadas seis pessoas, das quais quatro em enfermaria e duas na unidade de cuidados intensivos.
O Ministério Público já anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas deste surto, que permanece com origem desconhecida. A Câmara de Vila do Conde já avançou que os técnicos das Delegações de Saúde locais estão entretanto no terreno a fazer análises a várias estruturas fabris e comerciais.