Conselho de Ministros decide que documentos expirados continuam válidos até dia 31 de março

Conselho de Ministros decide que documentos expirados continuam válidos até dia 31 de março


Em causa estão documentos como o Cartão de Cidadão e a carta de condução. 


O Governo prorrogou, esta quarta-feira, em Conselho de Ministros, a validação de documentos expirados, como o Cartão de Cidadão ou a carta de condução, até 31 de março de 2021. O decreto-Lei foi aprovado como uma "medida excecional e temporária", devido ao aparecimento da pandemia.

A medida abrange documentos como o "Cartão do Cidadão, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registos e da identificação civil, carta de condução, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional, bem como as licenças e autorizações", pode ler-se num comunicado do Conselho de Ministros, disponível no site oficial do Governo. 

Outra das medidas aprovadas esta quarta-feira visa "a Simplificação do Sistema de Verificação de Incapacidades", mas também a "dispensa de licenciamento prévio pelo IMT para os veículos de transporte de doentes, estando estes autorizados a circular apenas com o certificado de vistoria de veículo".

Excecionalmente foi ainda aprovada a "alteração do regime contraordenacional, no âmbito da situação de calamidade, contingência e alerta, clarificando os deveres e aumentando algumas coimas".