Polónia. Jerónimo Martins multada em 26 milhões de euros por falta de transparência nos preços

Polónia. Jerónimo Martins multada em 26 milhões de euros por falta de transparência nos preços


Regulador polaco recebeu queixas de clientes e investigou. Grupo discorda da decisão da Concorrência da Polónia e vai impugnar a coima.


A Jerónimo Martins foi acusada pelo regulador da concorrência da Polónia (UOKiK) de cobrar aos clientes na caixa preços diferentes daqueles que apresentava nas prateleiras e pela falta de informação de preço nas prateleiras. A acusação resultou numa multa de cerca de 26 milhões de euros.

Na base destas acusações estão as lojas Biedronka, uma marca de retalho através da qual a Jerónimo Martins está presente na Polónia. 

O regulador recebeu várias queixas de clientes: “O Gabinete da Concorrência e Defesa do Consumidor recebeu inúmeras reclamações de consumidores e informações das Inspeções Provínciais da Inspeção do Comércio relativas à apresentação incorreta de preços nas lojas Biedronka. Centenas de sinais eram sobre preços mais altos nas caixas do que nas prateleiras das lojas ou sobre a falta de preços em mercadorias”, diz o regulador, acrescentando que foram estas queixas que deram origem à investigação.

“Durante a visita, o presidente do gabinete encomendou fiscalizações que confirmaram a dimensão da informação incorrecta sobre os preços nas lojas. As constatações do gabinete revelam que a prática está em curso desde, pelo menos, 2016”, acrescenta ainda o regulador polaco.

Tomasz Chróstny, presidente do UOKiK, não tem dúvidas: “O preço é um dos critérios mais importantes que os consumidores utilizam na escolha dos produtos. Não é permitido induzir os consumidores em erro quanto ao preço correcto dos produtos. No caso da Biedronka, os clientes há muito tempo pagavam normalmente mais do que o preço nas prateleiras das lojas. Nem sempre eles sabiam disso”, garante.

Já a Jerónimo Martins Polska não concorda com esta conclusão do regulador polaco “e irá impugnar judicialmente a decisão”, disse fonte oficial do grupo ao i.

“Ao longo dos 25 anos de atividade da Biedronka, o compromisso e a lealdade para com os consumidores foram várias vezes colocados à prova, incluindo em circunstâncias muito difíceis e sem precedentes, como este período de pandemia”, acrescenta a mesma fonte.

"O sentido de missão e de dever da Biedronka para com os consumidores reflecte-se, não só na política de preços baixos que norteia todas as suas iniciativas e práticas, mas também no esforço consistente que coloca na melhoria contínua de todos os processos, incluindo a etiquetagem de preços. No entanto, e tendo em conta a escala de operações da Biedronka – com mais de 3 mil lojas, cerca de 70 mil colaboradores e mais de 4 mil milhões de visitas de clientes entre 2017 e 2020 – há sempre a possibilidade de, por erro humano, faltarem alguns preços ou estarem mal colocados", diz ainda o grupo.

Ao i, a Jerónimo Martins garante ainda que "a empresa tem tomado medidas robustas, e acima das práticas do mercado, para reduzir estes erros pontuais, tendo estas medidas já produzido efeitos. Mantemo-nos firmes na nossa estratégia de fornecer produtos de qualidade a preços baixos todos os dias, criando valor e apoiando as famílias polacas e a produção e fabrico de alimentos na Polónia, especialmente nestes tempos difíceis".