Soure. IMT suspende circulação de veículos de manutenção da ferrovia

Soure. IMT suspende circulação de veículos de manutenção da ferrovia


Suspensão vai estar em vigor até que sejam adotadas medidas preventivas para dimimuir o risco de acidente.


O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) determinou, esta quarta-feira, a suspensão da circulação de veículos de manutenção da ferrovia, tal como o que colidiu contra um Alfa Pendular, em Soure, na passada sexta-feira, causando a morte de duas pessoas. A suspensão vai estar em vigor até que sejam adotadas medidas de mitigação de risco.

“O IMT, enquanto autoridade nacional de segurança ferroviária (ASNF), determinou a suspensão da circulação de veículos de manutenção e fiscalização da ferrovia sem o sistema de controlo de velocidade, até que sejam adotadas medidas preventivas, para diminuir o risco de acidente”, refere a entidade numa nota de esclarecimento acerca do acidente em Soure.

"Até que o sistema de proteção automática [nos veículos de conservação da ferrovia] seja implementado, a ANSF exigiu à Infraestruturas de Portugal que sejam adotadas medidas adicionais e complementares mitigadoras de risco que permitam a circulação destes veículos não equipados com CONVEL [sistema de controlo de velocidade]. Até à implementação destas medidas adicionais e complementares mitigadoras do risco, a circulação destes veículos encontra-se suspensa", acrescenta.

Na mesma nota, o IMT revela que recebeu o relatório de investigação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários, onde se refere que a "ultrapassagem indevida de um sinal na posição de fechado (SPAD) por um Veículo Motorizado Especial (VME), à saída da estação de Soure" veio "demonstrar a urgência da prossecução das ações iniciadas e em curso no âmbito das recomendações emitidas". 

O IMT informa ainda que requereu uma avaliação urgente da “viabilidade da solução e, caso viável, a consequente implementação igualmente urgente" e que as Infraestruturas de Portugal garantem estar a "avaliar a possibilidade de, juntamente com outros parceiros nacionais, estudarem e implementarem uma solução que tire partido da infraestrutura Convel existente e que possa assim mitigar o risco de SPAD [ultrapassagem indevida de um sinal na posição de fechado]". 

"O IMT continuará a avaliar a situação, podendo resultar em novas medidas a adotar", refere.