Morreu vencedor de Nobel da Paz, John Hume, aos 83 anos

Morreu vencedor de Nobel da Paz, John Hume, aos 83 anos


John Hume foi um líder católico, moderado, do Partido Social Democrata e Trabalhista e é apontado como o principal “artífice” das negociações e do acordo de paz. 


O político da Irlanda do Norte, John Hume, Prémio Nobel da Paz em 1998 e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito, morreu esta segunda-feira aos 83 anos.

A notícia foi avançada pela família que explicou, em comunicado, que antigo político católico nacionalista morreu “na sequência de uma curta doença”.

Hume foi agraciado, juntamente com o protestante unionista David Trimble, com Prémio Nobel da Paz em 1998, ano em que foram assinados os Acordos da Sexta-Feira Santa, que puseram fim a trinta anos de violência sectária entre os paramilitares da Irlanda do Norte e os republicanos do já desativado Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês).

Líder católico, moderado, do Partido Social Democrata e Trabalhista, Hume é apontado como o principal "artífice" das negociações e do acordo de paz. 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, lamentou a morte do político John Hume, descrevendo-o como um "gigante político" e lembrando que, sem ele, a Irlanda do Norte não teria feito um acordo de paz.