Mais de 10 mil profissionais de saúde infetados com coronavírus em África

Mais de 10 mil profissionais de saúde infetados com coronavírus em África


Um dos maiores desafios na proteção dos trabalhadores da saúde é a escassez global de equipamento de proteção individual.


Mais de 10.000 profissionais de saúde na região africana estão infetados com a covid-19, revelou esta quinta-feira a diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti, no encontro online com especialistas em saúde sobre a pandemia de covid-19, hoje dedicado à forma como os profissionais de saúde estão a ser atingidos pela doença.

Até ao momento, e apesar de a OMS reconhecer dificuldades no registo de profissionais de saúde afetados, estão notificados mais de 10.000 trabalhadores de saúde que foram infetados com o novo coronavírus.

Sobre estes profissionais, Moeti disse que é preciso saber, cada vez com mais rigor, como estão a ser tratados os que tratam dos outros e alertou para um dos maiores desafios na proteção dos trabalhadores da saúde, a escassez global de equipamento de proteção individual.

"Os trabalhadores da saúde receiam levar o vírus para casa, sofrem pressões psicossociais por trabalharem 24 horas por dia e, em algumas comunidades, enfrentam o estigma e a discriminação", disse.