Arcos de Valdevez cria solução controversa para manter distanciamento entre crianças

Arcos de Valdevez cria solução controversa para manter distanciamento entre crianças


Solução insólita promovida pela autarquia já gerou controvérsia. Há quem elogie a criatividade, mas muitos condenam a ideia e acusam-na de provocar traumas nas crianças.


A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ofereceu às crianças do município, que voltaram esta segunda-feira ao jardim-de-infância, um chapéu com hélices como forma de as ajudar a manter a distância umas das outras.

Os chapéus foram montados pelos próprios alunos numa iniciativa chamada "estamos de volta". Cada hélice tem 1,20 metros e funciona "como uma sugestão amiga de afastamento", escreve a autarquia nas redes sociais.

A solução insólita está a gerar controvérsia, há quem elogie a criatividade da ideia, defendendo que ajuda a proteger as crianças. Por outro lado, também há muitos que a criticam e que a consideram mesmo violenta para a saúde mental das crianças.

Recorde-se que a DGS quando emitiu a lista de recomendações a propósito da reabertura do pré-escolar, fez questão de sublinhar o direito a brincar das crianças.

A ideia também já tinha sido aplicada em escolas na China e por alguns cafés de cidades europeias como Schwerin, na Alemanha, para os clientes usarem nas esplanadas.